terça-feira, 31 de março de 2009

Jornalismo com azeite de oliva

A folha de rúcula carrega um amargo inconfundível, vitaminas importantes e uma peculiar tendência ao dualismo. O amor a leva para onde houver espaço, de pratos sofisticados a simples sanduíches. Enquanto seu oposto, a tira de cena por completo. São apenas duas opções.

O Jornalismo aproxima-se da rúcula.

Há o amargo que desnuda a realidade cruel, que transforma o fato em espetáculo, que faz seguir a linha editorial e, também, aquele que consome os finais de semana. De uma forma ou de outra, convive-se com o azedo.

Mas, ainda assim, há o amor. E os apaixonados não são poucos. Seres que não desgrudam dos microfones, gravadores e blocos onde quer que estejam. Caçam a melhor resposta, a melhor fonte ou a melhor posição geográfica para, enfim, aproximar-se da verdade.

Não há meio termo. Os apaixonados respiram Jornalismo. Os demais, distanciam-se dele.

Apaixonada, a Rúcula Revista se apresenta. Disposta a ir além da salada, experimentar diversos formatos, até onde houver espaço. Unindo a teoria recente de cabeças universitárias que ainda dão bom dia ao mercado com o amor ao bloquinho. Desafiada a transformar o amargo corriqueiro em informação com qualidade, seja qual for o tema.

A Rúcula é mix, salada mista e verdinha. Nada de estereótipos, por favor. Cabe comportamento, opinião, política ( a UFRGS não é uma sigla à toa), história, atualidades, meio ambiente, cultura (um pouco de ar!) e, por que não, moda? Enterramos a era do preconceito, contudo, não dispensamos um cuidado extra.

Que venha o azeite de oliva!

É trabalho, é amargo, é qualidade e é paixão. É rúcula.

Rúcula Revista. Jornalismo com azeite de oliva.

Bon apetit!

7 comentários:

Anônimo disse...

Que venham mais posts com esse tempero, que está no ponto! Sucesso, Mariana. Abração
Tailor

Unknown disse...

Parabéns pelo texto.Você é ótima, te adoro.
Beijos
PAPI

Unknown disse...

QUE ORGULHO LER TUAS PALAVRAS... ESTOU MUITO FELIZ PELO TEU CRESCIMENTO. QUEM DIRIA, VOCÊ JÁ ESTÁ AÍ.. SUCESSO SEMPRE. UM BJO NO TEU CORAÇÃO. DINDA.

Unknown disse...

É a Mariana se apresentando com o mesmo entusiasmo de quem da o ponto ... , desde as frases sem "é", ...do brigadeiro...,e tantos outros pontos de quem já nos mostra a que veio. Mais uma vez me surpreende, me emociona me faz viver.Sua Eterna

Paula disse...

Salivando cá estou. Ansiosa por mais destes! Sucesso, gata!
Agora, esse 'moda' assim no finalzinho... eu nem sabia que ainda tinha gente achando que esse é papo frívolo pra hora do chá. Só cá entre nós um conceito básico pra começar a colocar pimenta nessa salada: 'moda é o ethos das sociedades modernas e individualistas que, constituído em significante, articula as relações entre os sujeitos sociais a partir da aparência e instaura o novo como categoria de hierarquização dos significados'(SANT'ANNA, p.88,2007).

Ricardo Montedo disse...

Oi, Mariana.
Excelente (e surpreendente) texto.
Sucesso,
Ricardo Montedo

Ruth Contreras G. disse...

Olha garota! seja benvinda.