skip to main |
skip to sidebar
As Relações Públicas e a autopromoçãoComo eu estudo em uma universidade pública paga por todos os contribuintes, devo satisfações à sociedade. Tenho o dever de mostrar que estou fazendo bom uso da minha vaga duramente conquistada. Assim, aqui estou para provar que não fui somente aprovada com A na cadeira "Teorias das Relações Públicas". Dentro dos conceitos de divulgação e promoção de um produto/marca, também se pode encaixar a autopromoção, não? Espero que sim.
Reativo, então, o Rúcula, com uma conquista minha. Que, obviamente, se é minha, é do Rúcula.
Em breve, mais do bom e velho Jornalismo. E com azeite de oliva. Agora espanhol, é claro.
Eis, então, o resultado do concurso Primeira Pauta promovido pelo jornal Zero Hora.
Primeira Pauta: estudante da UFRGS supera mais de 200 candidatos
Mariana Müller acompanhará todas as fases de uma grande reportagem
A vencedora do concurso Primeira Pauta é uma estudante do 5º semestre de Jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Nascida há 20 anos em Cruz Alta, Mariana Scalabrin Müller flertou com o balé clássico, sonhou ser top model e seguir os passos da gaúcha Gisele Bündchen, mas optou pelo Jornalismo.
Como prêmio do Primeira Pauta, Mariana acompanhará todas as fases de uma grande reportagem: da definição da pauta ao trabalho de campo, a parte que envolve aventura e a emoção de conhecer lugares e pessoas, à redação dos textos e edição das fotos, acabando na edição das páginas. A estudante relatará suas experiências em forma de diário, que será publicado com a reportagem de ZH impressa e zerohora.com.
Além de Mariana, Daniel F. Gruber, 24 anos (Feevale), Gabriela Schuch, 19 anos (Unisinos), Luísa Martins, 22 anos (UCPel), e Rodrigo Rodrigues, 22 anos (Unisinos), participaram da etapa final do concurso, que também marca os 45 anos de Zero Hora.
Filha do comerciante Alfredo Müller e da enfermeira Regina Müller, a jovem de Cruz Alta trocou o Interior por Porto Alegre há dois anos. Com 1m79cm, poderia transitar pelas passarelas, mas desistiu quando um caçador de talentos olhou para ela e sentenciou:
— Você precisa perder alguns quilos.
Mariana, que passava férias em Florianópolis, pesava 54 quilos.
— Eu disse: agora chega! Não tem cabimento. É uma coisa absurda.
Longe do mundo fashion, mergulhou nos estudos para realizar uma aspiração de infância:
— Desde muito pequena decidi ser jornalista.
Apaixonada por literatura, Mariana viajava nas histórias de Ziraldo, Monteiro Lobato e Pedro Bandeira desde a adolescência. Se professores do Colégio Franciscano Santíssima Trindade pedissem para ler um entre cinco livros, Mariana lia os cinco. Se recomendassem uma redação por mês, a garota de olhos azuis e cabelos ondulados escrevia quatro.
Na Capital, onde divide apartamento com uma conterrânea, tem uma bolsa remunerada no Museu da UFRGS. Nas horas livres, vai a cafés, visita livrarias e frequenta cinemas. Nas férias de inverno, ganhou dos pais uma viagem para a Europa. Fez curso de espanhol em Barcelona, conheceu Madri, Roma e Paris e exercitou o que julga ser necessário a um repórter:
— Passava horas observando o hábito e o comportamento das pessoas.
Mariana superou mais de 200 candidatos até ser selecionada por editores e repórteres do jornal. Lançado em 11 de abril, o Primeira Pauta propôs que os estudantes escrevessem sobre o seguinte tema na primeira etapa: "A reportagem que eu gostaria de ter feito". Na segunda fase, os 20 semifinalistas encararam a proposta de recontar o acidente com o avião da Air France que matou 228 pessoas em 31 de maio.
Na última etapa, Mariana e outros quatro estudantes fizeram a apuração de uma matéria na Redação do jornal, redigiram o texto e foram entrevistados por profissionais de ZH.
Ao acompanhar um fotógrafo e um repórter numa aventura que ainda desconhece, Mariana poderá começar a mostrar o que espera do jornalismo: enxergar tudo de um jeito diferente.
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&newsID=a2611390.xml&channel=13&tipo=1§ion=Geral